ENDODONTIA = DESVITALIZAÇÃO
O tratamento endodontico (ou desvitalização) está indicado em casos de: cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma por uso de aparelhos de ortodontia, lesões que envolvam a gengiva e o canal do dente, necessidades protéticas (colocação de prótese) e outras doenças endodonticas.

Ao ingerir alimentos quentes ou frios sinto dor. Haverá necessidade de desvitalizar o dente?
Dependendo da intensidade da dor, a inflamação do nervo pode ser irreversível. Nestes casos é imprescindível uma visita ao seu médico dentista para realização de testes clínicos que determinarão a necessidade ou não da desvitalização.
Ao mastigar sinto dor ou incômodo em um ou mais dentes. A solução seria a desvitalização?
Em alguns casos sim, pois nesse estágio o nervo do dente já pode estar necrosado.
O que é necrose pulpar?
É a falencia do sistema nervoso e irrigação sanguínea do dente, o qual chamamos de polpa . Quando ocorre a necrose pulpar temos que fazer a desvitalização, limpando toda a cavidade interna do dente e eliminando assim as bactérias ali existentes.
O que é a desvitalização em “polpas vivas”?
É a desvitalização feita em dentes onde ainda não houve a deterioração do tecido pulpar, mas as agressões externas já atingiram a polpa dentária. Normalmente, nestes casos, o paciente relata dor de dente aguda à temperaturas frias e até mesmo dor espontânea.
Abcesso dentário, o que é?
Quando um dente tem que passar por tratamento de canal e o tecido interno, chamado polpa, sofre necrose podemos ter a formação de um abcesso. Nesses casos, o dentista tem que intervir imediatamente, pois trata-se de uma infecção de origem dentária que deve ser tratada com a desvitalização através de instrumentação mecânica e uso de medicamentos.
Quando tratamos o canal de um dente este tem obrigatoriamente que escurecer?
Não, quando a desvitalização obedece à técnica correta e se faz uso de medicações e de materiais adequados no tratamento não há o risco de escurecimento por endodontia.